terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Rolo de carne recheado de fiambre e queijo

CRU

PRONTO A SAIR DO FORNO


Já muitas vezes vi a vender  no talho aqueles rolos de carne moída recheada, uns com queijo e fiambre, outros com legumes, outros com marisco, outros com ananaz, enfim de mil e uma maneira, mas não são assim tão baratos e como meu X não gosta de carne moída, nunca comprei, pois há 2 anos que ele está desempregado e temos de fazer render o pouco que há.
Então opto por comprar do mais barato e depois em casa fazer o preparo e inventar mil e uma maneiras de esticar a corda.
Por exemplo no outro dia comprei pá de porco e fiz espetadas que estavam deliciosas e ficaram muito mais em conta do que as comprar já feitas.

Hoje resolvi ir fazer um rolo de carne moída com fiambre e queijo, eu mesma duvidei do sucesso da ideia rsrsrs pois pensei que iria ficar tudo menos rolo rsrsrs, mas para minha surpresa ficou rolo e estava bom, por isso trago aqui a minha experiência.
Não sei se é assim que fazem no talho, nem sei se é assim que o cozinham,mas eu fiz e ficou delicioso...

Rolo de carne recheado de fiambre e queijo


Ingredientes:
(deu 2 rolos)

1 kg de carne de porco moída
Fatias de queijo e fiambre que baste
Sal fino q.b.
Pimenta branca moída q.b.
Cominhos em pó q.b.
Um raminho de coentros
6 Alhos q.b.
Um pouco de banha
Um pouco de margarina
Um pouco de óleo

Preparação:

Misturei na carne moída, o sal fino, pimenta moída, cominhos em pó, e metade dos coentros muitos bem picadinhos.


Depois amassei um pouco para ficar tudo juntinho, fiz uma bola, espalmei contra a pedra mármore e fiz de modo a ficar um rectângulo com a grossura de um dedo ( os meus são gordinhos rsrsrs) .

Depois espalhei por cima o resto dos coentros picadinhos,


a seguir pus fatias de fiambre

 e fatias de queijo,


Não tive o cuidado de deixar um espaço nas laterais que vão enrolar para quando fechar o rolo não sobressair da carne nem fiambre e nem queijo, mas para a próxima terei esse cuidado, pois fica mais fácil de fechar.
Depois enrolei com muito cuidado para a carne não se desfazer,enrolei como se fosse uma torta,



e para fechar usei todo á volta do rolo fio de culinária.



Salpiquei com sal fino por cima do rolo.
Usei um tabuleiro com uma rede de arame onde pus os rolos para não terem contacto com o tabuleiro, pincelei todo o rolo com um pouco de óleo,e levei ao forno quente.


Entretanto fiz um molho ,levando ao fogo um tacho com um pouco de banha, um pouco de manteiga e os alhos picados , deixei derreter e alourar um pouco os alhos, tirei do fogo, pus um pouquinho de coentros picados, mexi e com esse molho ia de vez em quando pincelando o rolo de um lado e do outro enquanto cozia no forno.
No meu forno levou uns 40 m mais ou menos.
Repare o porquê de eu pôr os rolos em cima da grelha...
Porque algum queijo que vai derretendo cai em baixo e nunca em contacto com o rolo, se queimar ou tostar nada afecta o rolo,e vai ficando suculento e não fica engordurado , no entanto fica macio e não seco ao contrario do que possam pensar, pois como ao longo da cozedura o vamos pincelando muitas vezes com o molho fica douradinho, e deliciosoooooo!


No fim cortei ás fatias e  depois servi com salada de tomate e alface.


 Não se deixem enganar pela cor meio rosa do interior rsrsrs, eu quando comecei a cortar, aiiiiiiiiiii está cru kkkkkkkkkkkk mas não , a cor rosa deve-se á natural cor do fiambre, mas aqui a Mary não se lembrou disso logo na hora  kkkkkk.


Todos adoraram,mesmo quem não gosta de carne picado adorou o que me surpreendeu.

Para a próxima vou experimentar fazer um de legumes ou marisco rsrsrs, peguei-lhe o gosto kkkk.

Boa noite a todos!
Mil bjs da Mary



1 comentário:

Regina disse...

Hummmmm, que delícia!

Só de olhar a foto fiquei com água na boca.

Qualquer dia vou fazer para ver se as crianças aprovam... Bjs!!!