sábado, 4 de fevereiro de 2012

Espetadas de porco

Eu gosto muito de espetadas de porco, mas como todos sabem não fica assim tão barato como isso
comprar as espetadas já prontas a ir para o grelhador.
Então outro dia tinha visitas, e lembraram-se de fazer espetadas, mas comecei a fazer contas e seria melhor escolher outra coisa, então meu X disse mas eu quero espetadas mas é daquelas que costumas fazer quando estamos no campo, não quero daqueles compradas já feitas.
Pensei: - Hummmm!!!!!!!!! bem  assim fica mais barato, mas será que vão gostar?
Ficou resolvido.
Compramos os ingredientes,as visitas ajudaram a fazer as espetadas,contei alguns segredos para deixar a espetada mais saborosa e no fim foi um divertimento e todos comeram e repetiram,adoraram e claro eu fiquei feliz.
Pois juntei o útil ao agradável.
Útil  é poupar e é sempre agradável agradar aos amigos!
Bem mas vamos á receita.
Só consegui tirar foto a uma rsrsrs foi a que sobrou.
Éramos 7 pessoas  e fizemos 20 espetadas acompanhadas de arroz seco de cenoura e salada de alface e tomate e havia creme de legumes.


ESPETADAS DE PORCO

Ingredientes:

Carne de porco  aos quadrados( usei pá de porco que estava a 1.99€ ao kg)
Toucinho aos quadrados
Pimento verde aos bocados
Cebolas aos bocados
Chouriça ás rodelas
Sal fino
Manteiga
Alhos picadinhos
Um molhinho de salsa
Espetos de madeira para espetadas ( existe em qualquer hiper e custa mais ou menos 0.90€)

Preparação:

Comprei pá de porco com osso pois é a mais barata rsrsrs,tirei o osso deixando alguma carne agarrada temperei com sal e louro e reservei para o pôr no creme de legumes, dá um bom sabor e tudo se aproveita.

A carne cortei-a aos quadrados,o  toucinho cortei-o também aos quadrados, a chouriça ás rodelas,a cebola cortei ao alto (como se fossem gomos de laranja), o pimento aos bocados e pus ali tudo separado em cima da bancada.
Depois fui buscar os espetos de madeira e comecei a fazer as espetadas por esta ordem.

Espeto começo por enfiar um quadrado de carne + 1 quadrado de toucinho + o bocado de pimento + o bocado de cebola + 1 rodela de chouriça e começa do principio,carne,toucinho,pimento cebola,chouriça,carne e continua assim até o fim do espeto mas tenha em atenção que deverá deixar um bocado do espeto no começo e no fim sem nada. E fica bonito começar e acabar com carne .

(ou seja o ingrediente do nome da espetada começar e acabar com ele, por exemplo se fosse espetada de camarão começaria e acabaria com camarão.)
Mas vcs devem estar se perguntando porquê por os ingredientes por essa ordem no espeto, a espetada grelhará de qualquer modo nê?
Sim é verdade grelhará mas por essa ordem fica mais gostoso, eu explico...
DICA:Quando vc põe o toucinho por cima da carne ao ir ao fogo a gordura do toucinho escorre pela carne, depois vc põe o pimento e a cebola e a seguir a chouriça que ao grelhar também deixará sair a sua gordura avermelhada e cairá sobre o pimento e a cebola e claro reparem que a carne fica sempre no entremeio das duas gorduras o toucinho e a chouriça isso ajuda a tempera-la e a amaciar e assim sucessivamente.
Perceberam?
Mas vcs já sabiam nê?
Desculpem lá o testamento.

E pronto depois de eu fazer 20 espetadas dessas, temperei somente com sal fino.
Grelhei-as no fogareiro e ao ir grelhando ia pincelando-as de um lado e outro com um molho que fiz.
Depois de as ter todas grelhadas arrumei-as na travessa e com o molho que sobrou (já estava meio frio levei-o ao microondas no nº 1 só para aquecer) pincelei-as e servi.
Acompanhei de arroz e salada.

Molho:
Num tachinho derreter a manteiga com alhos bem picadinhos, deixar alourar o alho e retirar do fogo,pegar num molhinho de salsa muito bem picadinha e pôr dentro do molho, mexer e está pronto.

Cliquem na foto e veram melhor o aspecto!

Gostaram?
Eu sei é uma receita tão básica que todas sabem fazer,mas mesmo assim resolvi postar.
Boa noite!
Bj

2 comentários:

Diamantino disse...

A fotografia é muito sugestiva, mas embora o meu computador também aqueça muito, não dará para grelhar umas espetadinhas de porco.

Bjo.

Marydolls disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc é d +++++++++++
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
bjsssssssssssssss