domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bolo mágico



Bolo mágico

Ingredientes bolo:

3 ovos
1 chavena de chá de açúcar
150 g de manteiga (usei só 110g)
1 chavena e meia de farinha
1 colher (sopa) rasa de fermento
meia chavena de chocolate em pó
meia chavena de leite

Ingredientes pudim:

1 lata de leite condensado
4 ovos
2 latas de leite normal, (medida a lata do leite condensado)

Preparação bolo:


Aquecer o forno a 175 graus,colocar no interior do forno um tabuleiro  onde caiba a forma do bolo,encha-o até meio com água.
Preparar o bolo, bater o açúcar e os 3 ovos inteiros, adicionar a manteiga derretida, juntar a farinha, o chocolate e o fermento mexer tudo, adicionar e a meia chavena de leite, bater muito bem, até a massa fazer bolhinhas.
 Depois do bolo bem batido despejar numa forma  sem buraco que foi barrada com caramelo


 e reservar enquanto faz o pudim.

Preparação pudim:


Mexer o leite condensado com as 2 medidas de leite normal,e depois adicionar os 4 ovos.Bater tudo muito bem com a batedeira ou a varinha mágica. Pôr dentro da forma por cima do bolo que já lá tinha posto e reservado.


Vai ao forno a cozer em banho Maria,

aproximadamente 1 hora é aqui que a magia acontece e o bolo passa para cima e o pudim para baixo em contacto com o fundo da forma que foi barrado com caramelo.
Muito importante só desenforme o bolo depois de estar bem frio. Eu costumo pôr a forma dentro de um alguidar de água fria para esfriar mais rápido.

Duas dicas muito importantes para este bolo, se ultrapassar o tempo de cozedura deixa de existir pudim e fica só com textura de bolo, fica bom , mas nada tem a ver com o verdadeiro pudim mágico, no entanto se cozer de menos , o pudim ou o bolo vai desmorenar ao partir as fatias. Por vezes é preciso fazer muitos bolos destes até acertar o tempo indicado no nosso forno, se isso lhe acontecer não desista á primeira vez.
Eu tive sorte á 1º vez, ficou optimo, no entanto depois de muito tempo sem fazer, mudei de fogão e fiz um  há 2 semanas, ficou cozido de mais, veja a foto...


Estava bom, mas não era o pudim mágico.
Esta semana fiz  um e ficou optimo,tal qual como deve ficar,assim veja a foto...
VIRAM A DIFERENÇA? O DE CIMA COZEU D + O DE BAIXO PODIA TER ESTADO MAIS 4 OU 5  MINUTOS NO FOGO MAS ESTAVA BOM.

No entanto se tivesse ficado mais 3 ou 4 minutos no forno o bolo teria ficado mais firme.
Repare o bolo não estando bem firme , desce um pouco no meio o que ao cortar a fatia auda a descer o pudim não saindo uma fatia perfeita mas  de sabor fica bom do mesmo modo.


Outra dica:eu quase perto da uma hora no forno espeto com um esparguete, se a parte de baixo do esparguete ficar humida do pudim e a parte de cima seca do bolo está bom,se a parte de cima ainda vir molhada falta deixar cozer mais um pouco.


Desejo uma boa noite!
Mil bs da Mary

2 comentários:

Diamantino disse...

Só pode ser mágico, se é feito pela maga da cozinha.

Marydolls disse...

rsrsrsrs obrigada vc é muito gentil!