domingo, 9 de outubro de 2011

COUVE Á MODA DA AVÓ JÚLIA


Como prometi hoje no grupo aqui estou eu postando o meu jantar.
Mais uma receita super simples,receita de família , era minha avó Júlia (essa senhora da foto acima) que fazia no campo, muitos anos atrás fazia no fogão de lenha depois quando veio morar para a vila para perto de nós fazia a mesma receita no fogão a gaz, para dizer a verdade o sabor era um pouco diferente, fogão a lenha dá outro sabor á comida, mas feito pelas mãos da minha avó tinha um sabor inexplicavelmente bom.
Eu pedia-lhe muitas vezes para fazer esta couve para mim, mas como miúda que era nunca pensei em querer aprender, pois na nossa cabeça ,a avó está sempre ali para nos fazer aqueles pitéus, mas aprendi anos depois que não estava, de um dia para o outro morreu de ataque cardíaco, nem tive tempo de lhe dizer o quanto a  amava, iuiuiu me desculpem,esta receita me marca muito.
Mas minha mãe sabia fazer e me ensinou! De vez em quando faço e aqui por casa todos gostam e eu também, enquanto como viajo no tempo...
Este da foto fiz no fogão de gaz mas também o costumo fazer no campo em fogão de lenha. 
 Espero que gostem.

COUVE Á MODA DA AVÓ JÚLIA
INGREDIENTES:


2 couves, uma lombarda,outra coração de boi
1 chouriça (linguiça) vermelha
1 chouriça preta (morcela)
1 farinheira
cravos de cabecinha  
6 folhas de louro secas
1 caldo xnorr galinha
Pimenta preta em pó q,b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

PREPARAÇÃO:


Lavar muito bem as couves e corta-las em 4. Eu como trago as minhas couves do meu campo onde elas não levam remédios, ás vezes aparece um bichito ou outro e por isso as lavo sempre em água e vinagre, isso fará com que algum bichito que tenha no interior saia cá para fora,dica também aprendida com minha avó.
   Numa panela de pressão, pôr as couves cortadas em 4, pôr as chouriças cortadas ao meio, a farinheira que deverá ser toda espetada com um garfo ,pois isso fará com que durante a cozedura boa parte da farinheira se desfaça no molho e será esse o segredo do paladar desta couve, pôr também os restantes ingredientes, o louro, a pimenta,o sal, os cravos de cabecinha espetados na couve, tapar com água, pôr em lume forte e deixar ferver, aí adiciona o caldo xnorr,fecha a panela e logo que apite, baixe o lume e deixe cozer durante 30 minutos. 
 Apague, tire a pressão e delicie-se!


Eu costumo acompanhar com umas azeitonas com estas azeitonas da foto

Foram apanhadas, britadas ( significa esmagadas ligeiramente com uma pedra) depois postas em água durante uns dias e mudando a água todos os dias até adoçarem, provando e vendo que estão no ponto, salguei-as com muito sal pois será isso que as conservaram durante o inverno todo. Depois sempre que quero comer tiro á medida do que preciso, ponho de molho em água para não estarem muito salgadas e a seguir escorro e tempero como preferir.
Estas da foto como eram para acompanhar com a couve foram simplesmente temperadas com azeite, alho picadinho fininho e oregons.
Lembro que meus avós sempre tinham  á mão para petiscar um belo pires dessas azeitonas apanhadas nas mesmas oliveiras que apanhei estas. Numa mão uma fatia de pão caseiro feito por minha avó no forno a lenha ( parece que ainda sinto o cheiro no ar hummmm...) na outra ia-se tirando uma azeitona temperadinha ,petisco acompanhado de um belo copo de vinho caseiro também feito por meu avó, nós as crianças bebíamos uma limonada feita com limões acabadinhos de apanhar.
aiiiiiiiiiiiiiii como este post me deu saudade!...
Vcs é que devem estar já cansados de tanta memória , me desculpem.

Mas não se assustem não precisam ir apanhar azeitonas e ter todo este trabalho, basta comprarem as azeitonas e temperar desse modo que falo em cima.


E então vai uma azeitona? Com uma fatia de pão ás secas?

Mil bjs da Mary
(Esta da foto é a Mary do tempo que não queria aprender as receitas da avó , preferia usufruir delas rsrsrs, como o tempo nos muda...)

A pedido da Rosely trago aqui a explicação do que é a farinheira,este pequeno texto não é meu retirei  deste site aquem dou os créditos : http://www.jf-salvador.pt/gastronomia.html


Farinheira
Ingredientes e Preparação: Enchido, curado pelo fumo, constituído por gorduras frescas de porco da Raça Alentejana, em quantidade não inferior a 45 % de massa total dos ingredientes utilizados e farinha de trigo, adicionadas de sal, alhos secos pisados, pimenta e pimentão da horta em massa. O invólucro é tripa natural seca, exclusivamente de bovino. É um enchido em forma de ferradura, apertado nas duas extremidades por atadura, com comprimento máximo de 35 cm. Aspecto amarelo acastanhado, brilhante, consistência pastosa, invólucro sem roturas e não inteiramente preenchido pela massa grumosa. Ao corte oblíquo apresenta massa perfeitamente ligada, brilhante, cor amarelo-alaranjado ou amarelo-acastanhado.Sabor agradável, suave ou delicado, pouco salgado e por vezes de travo ligeiramente picante. Aroma agradável e sui generis.

5 comentários:

ROSELY disse...

BOM DIA QUERIDA
MUIIIIITO INTERESSANTE ESTA RECEITA.
LI TODINHA....E AO AUMENTAR A FOTO, PERCEBI QUE O QUE VC CHAMA COUVE, PARA NÓS É REPOLHO.
A CHOURIÇA VERMELHA, PARA NÓS É LINGUIÇA, A CHOURIÇA PRETA, PARA NÓS É O CHOURIÇO.
ENFIM ATÉ AÍ TUDO BEM......MAS NÃO CONSEGUI ENTENDER O QUE É ESTA FARINHEIRA A QUE VC SE REFERE.
SERIA A FARINHA DE MILHO?????
ACHEI INTERESSANTE O USO CRAVOS
ADOREI A RECEITA, PORQUE ADORO REPOLHO.
OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
DEPOIS PLEASEEEEE ESCLAREÇA A FARINHEIRA PARA MIM.
LINDO DIA A VCS
BJS
ROSELY

Marydolls disse...

ROSELY MEU ANJO FICO FELIZ D + EM
1º LUGAR POR TE ENCONTRAR AQUI E EM 2º POR VC TER GOSTADO.
EU ANEXEI NO POST FOTO E UM LNK COM A EXPLICAÇÃO EXATA DO QUE É A FARINHEIRA,SE TER MAIS ALGUMA DUVIDA DIGA.
MIL BJS DA MARY

ROSELY disse...

BOM DIA QUERIDA
OBRIGADA POR ESCLARECER O QUE É FARIHEIRA.
POR AQUI NÃO TEMOS NADA IGUAL.....TEMOS MUITOS EMBUTIDOS DEFUMADOS, MAS ASSIM COMO O DESCRITO NÃO CREIO, AO MENOS NUNCA VÍ.
MAS MUITO INTERESSANTE.
BEIJOSSSSSSSSSSSSS
ROSELY

MARY disse...

MINHA QUERIDA SE NÃO TEM FARINHEIRA PODE FAZER SEM, POR AQUI QUANDO NÃO HÁ VAI SEM FARINHEIRA SÓ COM AS CHOURIÇAS, CLARO QUE COM A FARINHEIRA FICA COM OUTRO SABOR MAS TAMBÉM FICA MUITO BEM, E PODE FAZER COM MAIS TIPOS DE ENCHIDOS.EXPERIMENTE, SE GOSTA MUITO DE COUVE VAI ADORAR.
BJS
BOM SABADO
MARY

Diamantino disse...

Olá Mary!
Desejo que esteja melhor no que respeita à sua preocupação com a sua mãe, por ela já estar bem e em casa.
Sobre esta receita que também faço, embora com duas diferenças, aliás três. Só utilizo uma das variedades de couve, não adiciono o caldo Knorr nem a farinheira por não a apreciar. De resto é tudo igual. Chamo-lhe mini cozido, para fazer a distinção do tradicional cozido à portuguesa. Não saberá tão bem como a sua, mas aprecio-a bastante, pelo sabor e facilidade de confecção.
Que saudade tenho das azeitonas maçanilhas britadas e temperadas à maneira da minha terra. Poderia dizer da nossa província.
Tudo do melhor para si e para quem ama.
Diamantino