sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Broa de milho caseira c/ filetes de sardinha pequenina (petinga)

Resolvi fazer a vontade ao meu X e tentar fazer as broas que a avô dele fazia no tradicional forno de lenha, como a avó dele infelizmente já não está entre nós,fui me informar com a minha sogra sobre o assunto, de entre as variadas broas que costumavam fazer, broa c/ toucinho,c/ entremeada,c/ chouriça,c/presunto,c/sardinha,era a comida dos pobres conta ela.
Com carnes era mais facil pois criavam e matavam um porco todos os anos, as sardinhas já era mais raro pois era mais caro porque tinham de comprar,o milho semeavam e mandavam moer,dando algum em troca.
Bem convém dizer que meu X é do norte , lá para o lado de Esposende,Marinhas.

Para fazer hoje o meu X escolheu a broa de sardinha,eu que sempre gosto de mudar algo , achei um pouco despropositado pôr as sardinhas arranjadas, mas inteiras em cima da broa como parece ser a receita tradicional, então fiz tudo exatamente como sugerido por minha sogra só mudei o facto de no lugar das sardinhas inteiras, puz em filetes,que fica muito mais pratico para degustar.
Espero que gostem,eu sinceramente , não gosto muito de broa de milho,para mim milho só nas papas, rsrsrs mas aqui em casa todos gostaram e me fizeram prometer que repetiria mais vezes e com outros sabores.
Fiquei feliz por ter feito os olhos do meu X brilhar,retomando á infância!
Broa de milho caseira c/ filetes de sardinha pequenina (petinga)

Ingredientes:

2 dl de leite
1 colher de chá de sal
30 gramas de manteiga derretida
250 gramas de farinha de trigo tipo 65
250 gramas de farinha de milho
2 ovos
1 pacote de fermento de padeiro Vahiné
300g de filetes de sardinha pequenina

Preparação:

Coloquei todos os ingredientes na cuba da maquina de fazer pão pela ordem acima descrita.
Liguei o programa de amassar ,na minha maquina é o programa nº 8.
Enquanto a maquina amassava tratei das sardinhas tirando tripas,rabo,cabeça,retirando todas as escamas,etc... fiz os filetes retirando a espinhas,lavei-os muito bem e deixei escorrer,sequei com um pano de prato e salpiquei com um pouquinho de sal fino e reservei.
Quando a mdf chegouno fim do programa deixei a massa descansar 10 minutos dentro da cuba e depois coloquei numa pedra enfarinhada com farinha de milho,moldei 4 bolas redondas e achatei com a mão,puz por cima os filetes de sardinha,já arranjados,fiz uma pequena pressão para os filetes ficarem presos na massa.Coloquei as broas num tabuleiro enfarinhado com farinha de milho e levei a cozer no forno do fogão de lenha por 50 minutos.
Tenha em atenção que o tempo da cozedura depende do fogão por isso a partir dos 30 minutos comece a vigiar.A broa estando meio tostadinha por cima está boa,pois como fica baixa não leva tanto tempo a cozer como a broa normal.
Tentei tirar foto melhor mas quando cheguei perto delas pra fotografar já só existia esse pedaço na mão do meu traquina rsrsrs.
Bom apetite!
Bjs
mary

2 comentários:

Diamantino disse...

Fantástico.
Tenho a certeza que iria gostar.
Gosto de broa, gosto de sardinha. E sou comilão. Rsrsrs
Reúno as condições para gostar.
Bjo.

Tuska disse...

que bom apetecia um bocadinho