sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pequenas bolas de pão


Ontem fiz essas bolas de pão e hoje já tenho a massa a amassar, aliás desde que comprei o fogão a lenha com forno , nunca mais comprei pão, de um modo ou de outro faço pão todos os dias.
Quando tiro o pão do forno costumo o embrulhar em pano de cozinha e deixo-o perto do fogão pois assim mantém quente por mais tempo.


Pequenas bolas de pão
(eu com essa massa também costumo fazer os pães compridos chamam por aqui cacetes, e também com essa massa faço baguetes para os cachorros.)
Ingredientes:

330 g de água
500 g de farinha
2 colheres (de chá) de sal
1 pacotinho fermipan

Preparação:

Comece por pôr todos os ingredientes na maquina de fazer pão pela ordem indicada, escolha o programa amassar ( no caso da minha máquina que foi comprada no lidle é o programa nº 8)
Deixe o programa ir até ao fim.Depois de apitar eu costumo deixar dentro da maquina já desligada + uns 15 m pois ainda aumenta um pouco de tamanho.
Depois é só tirar a massa para uma bancada enfarinhada e com as mãos também enfarinhadas moldar pequenas bolas de pão,pôr num tabuleiro enfarinhado, salpicar farinha por cima das bolas e pôr no forno em lume branco,a meio da cozedura pode pôr médio.
Estas bolas eu as faço no forno do fogão a lenha por isso o tempo não é bem igual,no meu costumam levar + ou - 20 minutos no fogo.
Mas quando elas começam a alourar por cima estão cozidas depoius depende do seu gosto, se gosta do pão mais ou menos cozido.

Estas bolas  estavam uma deliciaaaaaaa!



Foram feitas para comer com uma bifana,aqui adoram as bifanas, era como fazíamos na pastelaria Boneca, há por aí algum cliente que se lembre?

Claro que na pasteria o pão não era caseiro feito em casa rsrsrs,portanto ainda ficam mais saborosas!...

Mas também houve quem quisesse comer as bolinhas de pão com bacalhau fervido,desfiado e temperado com azeite e alhos



Os traquinas costumam também as comer ou com doce, geleias, marmelada etc...
Há e quando faço a mais e ficam duras no 2º ou 3º dia faço migas com elas que ficam deliciosas.
Espero que tenham gostado.
Fico aguardando vossos comentários.
Mil bjs da Mary

4 comentários:

Sem nome disse...

Fantástico. Não adiciona um pouco de açucar?
Ao ver as fotografias, aflorousse-me à memória um pitéu do meu tempo de menino. biqueirão na salmoura entalado no pão. já não lembro como se chamava, mas do sabor, até me faz saliver a sua recordação.

Bjo.

Marydolls disse...

Olá Diamantino!
Não ,nesta receita não adiciono nada de acúcar,mas tenhpo outras que ponho uma pitada sim.
Biqueirão hummmm devia ser bom! Que bom que o fiz recordar sabores bons, quem sabe daí não sairá mais uma história...
Bj

Érica disse...

A máquina de pão ajuda bastante na massa né...eu adorooo isso! O tempo que ganhamos com ela! Parabéns pelos pães!

Bjos
Minha Máquina de Pão
www.minhamaquinadepao.com.br

Marydolls disse...

Érica sim , pode crer, a minha maquina de pão e o meu fogão a lenha foram os meus melhores investimentos na area da cozinha, ajudam muitoooooooo.
Hum vc tem um blog e pelo nome com receitas de maquina de pão? Vou guardar nos favoritos e depois com tempo vou espreitar, estou curiosa, adoro novidades, trocar ideias.Obrigada querida pela visita.bj