terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Baguetes (Friambre,atum,farinheira)

As crianças adoram,estas baguetes, ficam tipo mini pizzas, também costumo fazer pizzas com essa base de massa, e esses ou outros recheios, ponho a imaginação a trabalhar com o que tiver em casa e vá de encontro ao gosto de quem ir comer.

Estas da foto são de:
 Baguete de atum
Baguete de friambre
Baguete de farinheira


Ingredientes massa:
(esta receita foi me dada pela minha amiga Rosely Marcon, obrigada querida)

280 ml de água
1 colher(chá) de sal
3 colheres (sopa)de sopa de azeite
4 copos de farinha de trigo (meço por um copo que leva 210 ml)
2 colheres (chá)e meia de fermento biologico seco instantaneo (costumo usar Vahiné )

Preparação massa:

Pela ordem indicada pôr na cuba da máquina de fazer pão e usar o programa amassar que na minha máquina é o nº 8.
Acabando basta pôr a massa numa bancada enfarinhada e com um rolo também enfarinhado esticar a massa até ficar fina, depois depende se gosta da massa mais grossa ou mais fina, eu costumo fazer fina para todos, mas para mim gosto de mais grossinha, parece que fica uma fatia de pão fina por baixo do recheio, nham nham.
Depois é só cortar a massa da forma que quiser , neste caso cortei em tira rectangulares arredondadas nas pontas para formar as baguetes, mas pode fazer mini pizzas redondas ou tamanho grande, isso fica ao critério de cada um.
Eu para levar ao forno costumo fazer de duas formas:
Se fazer no fogão a gaz, faço massa, estico e recheio logo e levo ao forno médio.
Mas se for no fogão a lenha, o forno aquece muito por cima e se pôr o recheio ao mesmo tempo da massa, o recheio fica queimado para ter a massa boa.
Então estas que fiz no forno do fogão a lenha, 1º levei as baguetes num tabuleiro enfarinhado ao forno uns 10 minutos, quando a massa estava meio cozida, tirei e recheei,e voltei a pôr no forno por + 10 minutos.

Ingredientes e preparação dos recheios:

Todas as baguetes foram barradas com molho para pizza
(quando não tenho esse uso uma polpa de tomate que já tem alho e cebola e em ultimo caso faço eu, usando ketcgup, alho e cebola, mas nestas baguetes usei esse molho da foto)

Todas as baguetes levaram cebolas ás rodelas finas ou aos quadradinhos conforme o gosto, uso das duas formas, mas nestas baguetes cortei aos quadradinhos


Oregons

 e queijo cortado em bocados pequenos



Depois a de friambre levou,friambre cortado em bocados pequenos


A de atum levou atum, muito bem escorrido,para ficar com o minimo de oleo possivel.


A de farinheira levou farinheira (tirei a pele e desfiz aos bocadinhos)

Como fiz no forno do fogão a lenha cortei os ingredientes enquanto as baguetes foram 10 minutos ao forno.

Quando sairam do forno, pincelei as baguetes com o molho de tomate


 Ficaram assim


 puz a cebola


o friambre


 o queijo por cima do friambre


 Polvilhei com oregons e estava pronta

Baguete de friambre
Todas as outras fiz do mesmo modo só no lugar do friambre puz atum e na de farinheira puz a farinheira claro
(Dica:costumo na de atum pôr cogumelos laminados a seguir á cebola, nesta não puz porque não tinha em casa.)

Baguete de atum

 Baguete de farinheira


E pronto estavam todas prontas a ir ao forno em tabuleiro enfarinhado


 Aqui estão elas acabadas de sair do forno,a massa deu para 8 baguetes


Baguete de friambre


Baguete de atum


Baguete de farinheira


Bem nestas baguetes a unica coisa que correu mal foi o tempo de tirar fotos,rsrsrs,pois eu deixei as minhas de atum para o fim, então as que iam saindo iam para a mesa,e eu cuidando das ultimas, as minhas, quando cheguei na mesa restou as de atum para tirar a meio para poderem ver.


 As restantes já estavam nas barriguinhas dos traquinas e do X.

 Já me esquecia existia outro problema é que as patinhas cá de casa,até não costumam chatear quando estamos á mesa, mas onde existir, friambre, queijo, farinheira, chouriça, isso aí já é mais complicado.
Reparem nos olhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parecem dizer...
Dona por favor dá um bocadinhooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Comigo não tem muita sorte, mas já não dizer o mesmo dos restantes membros da família rsrsrs.


Bem mas já falei demais hoje né?
Desejo-vos uma boa noite.
Mil bs da Mary

4 comentários:

AnaCosta disse...

Obrigada por colocar a receita...tenho de experimentar...têm um aspecto maravilhoso :)))
Bjinhos

Ana Costa Ribeiro

Diamantino disse...

My god, this woman is fantastic

Marydolls disse...

Ana fico muito feliz por gostar, quando fazer diga, quero saber depois se gostou.
Uma dica também costumo fazer com salsichas e cogumelos as crianças adorammmmm!!!
Bjs e obrigada pela visita.

Marydolls disse...

Diamantino ohhhhhh I don`t know ,what to say...
Thanks my dear.
kiss