segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Broa de milho caseira( mfp )

Hoje estava muito triste ( minha mãe está hospitalizada desde o dia 23),liguei para minha mãe que até estava animada e conversando as duas lhe contei que tinha o fogão a lenha aceso pois estava muito frio e que o X não parava de me chatear porque queria que eu fosse fazer uma broa de milho para comer quentinha com azeite, alhos e sal e minha mãe lá me convenceu e apesar de não me apetecer, pois além de a saber longe de nós, eu também nunca tinha experimentado fazer broa de milho apesar de ter uma receita (sogra) anotada no caderno de receitas caseiras.
Desliguei o telefone e fui fazer...
 

Saiu assim... faltou salpicar com farinha por cima(diz o X)

Broa de milho caseira

Ingredientes:

2 dl de leite
1 colher de chá de sal
30 gramas de manteiga derretida
250 gramas de farinha de trigo tipo 65
250 gramas de farinha de milho
2 ovos
1 pacote de fermento de padeiro Vahiné

Preparação:

Coloqui todos os ingredientes na cuba da maquina de fazer pão pela ordem acima descrita.
Liguei o programa de amassar ,na minha maquina é o programa nº 8.
No fim do programa deixei descansar 5 minutos dentro da cuba e coloquei numa pedra enfarinhada e moldei uma bola redonda e com uma faca  dei uns leves leves cortes na parte de cima da bola em forma de cruz.Puz num tabuleiro enfarinhado e levei a cozer no forno do fogão de lenha por 1 hora.
( Faltou-me salpicar a broa por cima com farinha e por isso na foto parece muito escura)

Mas parece que tive sorte,apesar de ser a 1º experiência ,estava muito boa, diz quem gosta pois eu apesar de ter comido esta que estava quentinha, e até gostei a verdade é que não sou muito apreciadora de broa de milho.

Os traquinas e o X fizeram a festa fazendo tiborna de broa de milho rsrsrs


Reparem como o prato do azeite tem farelos! É que o pão de milho é um pão que desfarela muito.
A côdea estava bem tostadinha como o X gosta.
Bom apetite!

3 comentários:

Susucapri disse...

HUMMMMMMMM é desta vez que vou aos 200 kilos kkkkkkkkkkkk nossa broa de milho minha bisavó fazia e eu gulosa comia muito kkkkkk este tb vou pegar a receita e tentar fazer igual ao seu kkkkkkk
Bjão minha coznheira de mão cheia

Marydolls disse...

OBRIGADA QUERIDA POR MAIS ESTA VISITINHA, QUE BOMMMMMM QUE GOSTOUUUU.
EU POR AQUI NÃO TENHO MUITA LEMBRANÇA DESTE PÃO, A MINHA AVÓ FAZIA COM A FARINHA DE MILHO (MOÍDA + GROSSA) ERA AS PAPAS DE MILHO QUE ADORO,MAS NA TERRA DO MEU MARIDO A MINHA SOGRA SEMPRE FAZIA ESSE PÃO E MEU MARIDO ADORA ALÉM DE LHE RELEMBRAR OS TEMPOS DE JUVENTUDE E POR ISSO O FIZ,DITO POR ELE, PARECE QUE FICOU MUITO BOM.
QUERIDA SE FAZER MOSTRE FOTO.BJSSSSS

ROSELY disse...

PARECE QUE ESTOU ATRASADA NESTE TB.....KKKKKKKK
JÁ NADA SOBROU........SE EU ESTIVESSE AÍ, PODES CRER QUE ESTAS MÃOSINHAS QUE NA BROA AVANÇARAM.......TERIAM PERDIDO A VEZ.
PARA ISSO SOU BEM RÁPIDA.....KKKKKK
E PRECISA SALPICAR ALGO POR CIMA??????
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
BJS
ROSELY