sábado, 17 de dezembro de 2011

Bacalhau é Lagareiro (Julieta)

 Há alguns dias o meu X foi convidado para almoçar na casa de um casal amigo, e chegou em casa a dizer que adorou o almoço e tentou explicar o que comeu,na mesma hora liguei á amiga e ela me explicou o que tinha sido o almoço e como o fez.
Então fui fazer, a unica diferença é que ela fez no forno a gaz e eu fiz no forno de lenha.
Mas estava delicioso!
E o aspecto? nham nham

Bacalhau á Lagareiro

Ingredientes;

1 posta grande ou 2 pequenas de bacalhau por cada pessoa
4 batatas pequenas cada pessoa
2 ramos de broculos cada pessoa
Um ramo de coentros
Muitos alhos
Muito azeite
Sal a gosto

Preparação;

Demolha o bacalhau de um dia para o outro em abundante água que deve mudar 2 a 3 vezes para o bacalhau não ficar salgado.
Numa panela com água leva a cozer o bacalhau, basta uma fervura e está pronto.Coze as batatas com casca, mas não coza muito,deixe-as durinhas.Coze também os broculos ,e deixa ficarem durinhos.
Quando estar tudo meio cozido, escorre muito bem a água e num tabuleiro de ir ao forno põe num canto os ramos de broculos e as batatas no outro canto.

Com a faca dá um golpe a meio das batatas de modo a ficarem assim
Põe sal fino por cima da abertura das batatas e tempera com muito azeite


Põe por cima muito alho e coentros picados , reparem a cor que vai ficando só de pôr o azeite por cima...

está na hora de pôr por cima dos broculos,o bacalhau meio cozido que já retirou peles e espinhas e o deixou em lascas grandes.

Agora que já tem tudo no tabuleiro volta a pôr por cima mais alhos e coentros picados,e rega tudo com mais azeite.
E está pronto agora é só levar a forno quente, o meu fiz no fogão de lenha levou uma meia hora.
Está pronto a servir,vejam como ficou douradinho.
(Tentei tirar com o tabuleiro intacto mas quando disparei a maquina já o meu x tinha tirado a parte dele rsrsrs)
e esqueci de 2 ou 3 espinhas ai ai cozinheira de meia tigela rsrsrs
Espero que gostem!
Bom apetite!
bjs mil
Mary

3 comentários:

Diamantino disse...

Olá Mary!
Há tempos que não interagimos, eu tenho vindo aqui à “cozinha”, embora sem comentar, se calhar você tem feito o mesmo no “tempo”.
Vejo que o fogão a lenha, está a ser um êxito, ainda bem.
Se não houver oportunidade ou me esquecer de vir aqui desejar-lhe as boas festas e bom ano novo, aqui ficam: FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO.
Saúde e felicidade para si e toda a sua família.

Bjo.

Diamantino disse...

Olá Mary!
Venho desejar-lhe um feliz Natal e que o ano novo lhe proporcione tudo o que desejar.
BOAS-FESTAS
Bjo.

Marydolls disse...

Olá meu amigoDiamantino como está?
Realmente ha muito tempo não interagimos,mas tenho estado pouco tempo no pc, pois minha mãe esteve internada de novo,passou o natal no hospital e claro o meu foi muito triste,sem vontade para nada,por isso deixei blog e afins ás moscas,mas no meu coração os meus amigs virtuais nunca ficam esquecidos.Não tenho ido visitar o "tempo",mas já tenho saudades.
Muito obrigada pela atenção,espero que tenha passado um natal muito feliz junto de quem ama.Que o ano novo lhe traga muita saúde e tudo que desejar pata si e sua família.
Boas festas!