quinta-feira, 1 de março de 2012

DELICIA DE ABACAXI E NATAS

Hoje fiz  para o lanche este bolo, DELICIA DE ABACAXI E NATAS


DELICIA DE ABACAXI E NATAS

INGREDIENTES:
(como medida uso sempre xícaras de chá daquelas da Sical)

6 Ovos
2 Xícaras de açúcar
3 Xícaras de farinha
2 Xícaras de natas
1 Lata de abacaxi ás rodelas que retirei o excesso do molho com papel de cozinha

1 Colher de chá de fermento em pó
Cerejas cristalizadas demolhadas em água para retirar o açúcar e depois secas também com o papel de cozinha
Manteiga para barrar a forma

 Açúcar para polvilhar
PREPARAÇÃO:

Bata as gemas com o açúcar, junte depois as natas, misture bem, junte a farinha já misturada com o fermento, bata muito bem, depois envolva as claras já batidas em castelo firme.
Barre com a manteiga uma forma redonda e sem buraco

e polvilhe-a com açúcar.




Depois a toda a volta da forma, no fundo, ao meio disponha as rodelas do abacaxi,

 a meio de cada rodela de abacaxi ponha uma cereja cristalizadas e onde quiser.
Repare as cerejas e o abacaxi está brilhante sim , mas seco, por isso não esqueça do 1º passo que falo nos ingredientes, demolhar as cerejas cristalisadas em água para perderem a grande quantidade de açúcar que trazem agarradas e depois secas com papel de cozinha e também secar as rodelas de abacaxi, e com o tempo que esperaram até  chegar nesta parte de decorar a forma elas já vão estar sequinhas assim como pode ver nesta foto.

Agora deite a massa com cuidado dentro da forma e leve a forno pré-aquecido.

Após 45 minutos verifique se o bolo está cozido.O meu estava optimo,mas tudo depende do forno,por isso use um esparguete e espete no bolo se vir molhado está crú ainda, se vir muito seco está cozido, mas se vir seco mas húmido é o ideal para este bolo que não deve ficar cozido demais.

Desenforme enquanto o bolo está quente. Com uma faca grande, com muito cuidado, fui pondo ao lado da forma, entre forma e bolo, depois pus a forma 1 minuto dentro de água fria,

tirei e saculegei bem a forma para ajudar a despegar, pus um prato por cima da forma, um pano molhado á volta da forma, voltei e com muito cuidado desenformei

E podem ver o resultado…





Estava uma delícia, fica um bolo molhadinho e fofo, com uma cobertura douradinha,húmida e brilhante (devido ao açúcar que foi polvilhado na forma), quem provou adorou e o bolo que pensei que daria para a sobremesa ao jantar desapareceu no lanche, e depois ainda levei uma fatia lá na Rádio Central para o Antonio Carlos Tedeschi e sua equipa que parece que gostaram do aspecto rsrsrs.
Eu juro  e podem crer, se um dia realizo meu sonho e vou ao Brasil farei este bolo e levarei na Central sim e dessa vez não será só virtual não.
E já agora convide-os meus amigos a fazerem esse bolo para o vosso lanche e a ouvir a Rádio Central , acreditem vcs não se vão arrepender, o bolo dica da Mary e a Rádio dica da Rosely Marcon.
Bom apetite!
Boa música!
Divirtam-se...
Beijos doces

Sem comentários: