Torresmos
Banha de porco vermelha
A semana passada no pão de açúcar houve uma promoção de metades de porco e como já não foi a 1º vez que comprei, sei que valia a pena (pelo menos para mim que aproveito todo o conteúdo).
Eles são muito espertos pois nunca vem a gordura toda,mas desta vez como o porco até era grande vinha alguma gordura e eu logo tratei de arranjar tudo para aproveitar a gordura para fazer torresmos e banha, pois caseiro há muito que não comia.
Então me informando com pessoas da família, pois eu lembro de ver minha avó e uma certa velhota no Alentejo fazer, mas a verdade é que no caso da avó eu era pequenina e não lembro bem, e no caso da velhota, eu ainda namorava e estava mais interessada noutras coisas rsrsrs em vez de tomar atenção em como se fazia torresmos e banha, até porque era algo que eu não gostava muito.
Depois de reunir as informações necessárias, eu e meu marido (que também via a mãe fazer quando matava porcos mas não ligava rsrs) cortamos as gorduras algumas com pedacinhos de courato, guardamos no frigorífico e no fim de semana o meu marido para me poupar pois eu ainda estava muito engripada, resolveu ir ele fazer os torresmos e a banha e não é que ficaram deliciosos!!!!
Vamos á receita?
Torresmos e banha de porco
Ingredientes:
para os torresmos e a banha branca
Gordura de porco cortada aos quadrados alguns ainda com o courato (usei 2kg e meio)
meio copo de água
Sal grosso
Preparação:
Num tacho grande coloquei os quadrados de gordura, meio copo de água, sal grosso a gosto.
E o maridão levou ao lume forte (foi feito em fogo de lenha ) mais ou menos uma hora e de vez em quando ele ia mexendo para não queimar,
Vamos deixando fritar até criar muita gordura.
Quando os torresmos estarem douradinhos está optimo.Fica muita gordura.
Lamento ter esquecido tirar foto a esta parte
Depois é tirar do fogo,com uma espumadeira retirar os torresmos deixando escorrer bem para ficarem bem secos
e a gordura que ficou no tacho é a banha branca, coa 2 ou 3 vezes por um coador fino para retirar qualquer sobra do torresmo e ficar só a banha, colocar a banha em caixinhas e deixar solidificar.
Isto se quiser a banha branca normal.Mais umas fotos que faltaram,mas como estava ainda meio adoentada e o maridão é que fez acabei por esquecer, estava mais preocupada rsrsrs em ver se ele estava fazendo bem e mesmo ele de vez em quando perguntava se estava bem.
No meu caso deixei metade banha branca e a outra metade fiz banha vermelha
pois por aqui todos adoramos a vermelha no pão e a branca fica para cozinhar.
Banha vermelha preparação:
Retirei a pele de 2 chouriças vermelhas e cortei ás rodelas finas, puz num tacho a chouriça e metade da banha que fiz ainda estava liquida
(mas podia estar já solidificada não haveria problema) levei a lume forte uns 4 a 5 minutos, apenas o tempo necessário a fritar um pouco a chouriça (não frite muito pois até solidificar, mesmo fora do lume a chouriça vai fritando +) e pronto a banha vermelha está pronta,
agora é só a pôr em caixas com a chouriça , deixar solidificar e deliciar-se.
Deixei na rua 3 horas e solidificou ficou assim
Vejam como ficou por baixo, a chouriça solidificada no meio da banha
reparem como fica cremosa...nham nham
Agora é só barrar no pão...pode comer assim simples...pode pôr uns torresmos a acompanhar...
Ou pode pôr a banha no pão com a chouriça, depende do gosto de cada um, eu adoro assim!...
e outra dica,experimente a fritar uns simples rojões ou febras de porco nessa banha,vc vai comer e chorar por mais!...
Bem espero que tenham gostado da receita que é tão antiga e simples mas deliciosa isso vos garanto.
Bjs mil