sábado, 25 de fevereiro de 2012

CREPES DA SOGRA

Amigas não sou boa para fazer crepes mas como os adoro e o x nem sempre os quer fazer , porque ele sim tem jeito para os fazer , então o truque que uso para aqui os conseguir fazer é deixar a massa um pouquinho mais grossa, assim já consigo kkkkkkkkkkkkkk.
DEDICO ESTE POST Á MINHA DOCE AMIGA ROSELY!
1º arranjo duas espatulas de madeira e uma frigideira antiaderente

A seguir penso qual o recheio vou usar, pode ser doce de frasco ou caseiro,gelado de qualquer sabor, marmelada ou só açucar ou açucar e canela que foi o caso destes que fiz esta noite. Misturei açucar e canela e deixei pronto

fui fazer a massa dos crepes...
usei...
5 0vos
por cada ovo duas colheres de sopa de açucar
por cada ovo duas colheres de sopa de farinha
meio litro de leite,
raspa de um limão
1º misturo os ovos com o açucar e a raspa do limão, a seguir a farinha e depois o leite, mexo bem , mas como me doi o braço para bater , meto a varinha magica no maximo e bato muito bem até fazer bolhinhas rsrsrs,( a receita é de minha sogra e ela bate tudo á mão)
( se for o x a fazer os crepes meto mais um pouquinho de leite assim o crepe fica com a massa mais fina e o crepe fica mais fino , mas se for eu a fazer faço assim com essa medida,mas no fim sempre dou uma olhadinha fica uma massa liquida repare aqui


com uma concha ( daquelas de tirar a sopa) tiro cheia e vou pôr na frigideira que está bem quente e com um leve fio de oleo só para a untar

depois pego na frigideira e faço com que a massa se espalhe até cobrir ofundo da frigideira todo por igual
Ficou assim, deixe alourar no fundo
com a espatula o vou levantando

e o volto
deixando alourar no outro lado

depois o tiro para um prato e ponho o recheio que quiser , nestes puz o açucar com a canela,mas adoro faze-los com doce ou gelado,chantilly,frutas, fica ao critério da imaginação de cada um os sabores dos recheios...
estando já com o recheio

o dobro ao meio
direitinho
dobro de novo ao meio
direitinho
e pronto depois de todos feitos bom apetite
vejam como ficou dentro, gostaram?
apetitoso?
BEIJOS DOCES

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Rolo de carne recheado de fiambre e queijo

CRU

PRONTO A SAIR DO FORNO


Já muitas vezes vi a vender  no talho aqueles rolos de carne moída recheada, uns com queijo e fiambre, outros com legumes, outros com marisco, outros com ananaz, enfim de mil e uma maneira, mas não são assim tão baratos e como meu X não gosta de carne moída, nunca comprei, pois há 2 anos que ele está desempregado e temos de fazer render o pouco que há.
Então opto por comprar do mais barato e depois em casa fazer o preparo e inventar mil e uma maneiras de esticar a corda.
Por exemplo no outro dia comprei pá de porco e fiz espetadas que estavam deliciosas e ficaram muito mais em conta do que as comprar já feitas.

Hoje resolvi ir fazer um rolo de carne moída com fiambre e queijo, eu mesma duvidei do sucesso da ideia rsrsrs pois pensei que iria ficar tudo menos rolo rsrsrs, mas para minha surpresa ficou rolo e estava bom, por isso trago aqui a minha experiência.
Não sei se é assim que fazem no talho, nem sei se é assim que o cozinham,mas eu fiz e ficou delicioso...

Rolo de carne recheado de fiambre e queijo


Ingredientes:
(deu 2 rolos)

1 kg de carne de porco moída
Fatias de queijo e fiambre que baste
Sal fino q.b.
Pimenta branca moída q.b.
Cominhos em pó q.b.
Um raminho de coentros
6 Alhos q.b.
Um pouco de banha
Um pouco de margarina
Um pouco de óleo

Preparação:

Misturei na carne moída, o sal fino, pimenta moída, cominhos em pó, e metade dos coentros muitos bem picadinhos.


Depois amassei um pouco para ficar tudo juntinho, fiz uma bola, espalmei contra a pedra mármore e fiz de modo a ficar um rectângulo com a grossura de um dedo ( os meus são gordinhos rsrsrs) .

Depois espalhei por cima o resto dos coentros picadinhos,


a seguir pus fatias de fiambre

 e fatias de queijo,


Não tive o cuidado de deixar um espaço nas laterais que vão enrolar para quando fechar o rolo não sobressair da carne nem fiambre e nem queijo, mas para a próxima terei esse cuidado, pois fica mais fácil de fechar.
Depois enrolei com muito cuidado para a carne não se desfazer,enrolei como se fosse uma torta,



e para fechar usei todo á volta do rolo fio de culinária.



Salpiquei com sal fino por cima do rolo.
Usei um tabuleiro com uma rede de arame onde pus os rolos para não terem contacto com o tabuleiro, pincelei todo o rolo com um pouco de óleo,e levei ao forno quente.


Entretanto fiz um molho ,levando ao fogo um tacho com um pouco de banha, um pouco de manteiga e os alhos picados , deixei derreter e alourar um pouco os alhos, tirei do fogo, pus um pouquinho de coentros picados, mexi e com esse molho ia de vez em quando pincelando o rolo de um lado e do outro enquanto cozia no forno.
No meu forno levou uns 40 m mais ou menos.
Repare o porquê de eu pôr os rolos em cima da grelha...
Porque algum queijo que vai derretendo cai em baixo e nunca em contacto com o rolo, se queimar ou tostar nada afecta o rolo,e vai ficando suculento e não fica engordurado , no entanto fica macio e não seco ao contrario do que possam pensar, pois como ao longo da cozedura o vamos pincelando muitas vezes com o molho fica douradinho, e deliciosoooooo!


No fim cortei ás fatias e  depois servi com salada de tomate e alface.


 Não se deixem enganar pela cor meio rosa do interior rsrsrs, eu quando comecei a cortar, aiiiiiiiiiii está cru kkkkkkkkkkkk mas não , a cor rosa deve-se á natural cor do fiambre, mas aqui a Mary não se lembrou disso logo na hora  kkkkkk.


Todos adoraram,mesmo quem não gosta de carne picado adorou o que me surpreendeu.

Para a próxima vou experimentar fazer um de legumes ou marisco rsrsrs, peguei-lhe o gosto kkkk.

Boa noite a todos!
Mil bjs da Mary



domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bolo mágico



Bolo mágico

Ingredientes bolo:

3 ovos
1 chavena de chá de açúcar
150 g de manteiga (usei só 110g)
1 chavena e meia de farinha
1 colher (sopa) rasa de fermento
meia chavena de chocolate em pó
meia chavena de leite

Ingredientes pudim:

1 lata de leite condensado
4 ovos
2 latas de leite normal, (medida a lata do leite condensado)

Preparação bolo:


Aquecer o forno a 175 graus,colocar no interior do forno um tabuleiro  onde caiba a forma do bolo,encha-o até meio com água.
Preparar o bolo, bater o açúcar e os 3 ovos inteiros, adicionar a manteiga derretida, juntar a farinha, o chocolate e o fermento mexer tudo, adicionar e a meia chavena de leite, bater muito bem, até a massa fazer bolhinhas.
 Depois do bolo bem batido despejar numa forma  sem buraco que foi barrada com caramelo


 e reservar enquanto faz o pudim.

Preparação pudim:


Mexer o leite condensado com as 2 medidas de leite normal,e depois adicionar os 4 ovos.Bater tudo muito bem com a batedeira ou a varinha mágica. Pôr dentro da forma por cima do bolo que já lá tinha posto e reservado.


Vai ao forno a cozer em banho Maria,

aproximadamente 1 hora é aqui que a magia acontece e o bolo passa para cima e o pudim para baixo em contacto com o fundo da forma que foi barrado com caramelo.
Muito importante só desenforme o bolo depois de estar bem frio. Eu costumo pôr a forma dentro de um alguidar de água fria para esfriar mais rápido.

Duas dicas muito importantes para este bolo, se ultrapassar o tempo de cozedura deixa de existir pudim e fica só com textura de bolo, fica bom , mas nada tem a ver com o verdadeiro pudim mágico, no entanto se cozer de menos , o pudim ou o bolo vai desmorenar ao partir as fatias. Por vezes é preciso fazer muitos bolos destes até acertar o tempo indicado no nosso forno, se isso lhe acontecer não desista á primeira vez.
Eu tive sorte á 1º vez, ficou optimo, no entanto depois de muito tempo sem fazer, mudei de fogão e fiz um  há 2 semanas, ficou cozido de mais, veja a foto...


Estava bom, mas não era o pudim mágico.
Esta semana fiz  um e ficou optimo,tal qual como deve ficar,assim veja a foto...
VIRAM A DIFERENÇA? O DE CIMA COZEU D + O DE BAIXO PODIA TER ESTADO MAIS 4 OU 5  MINUTOS NO FOGO MAS ESTAVA BOM.

No entanto se tivesse ficado mais 3 ou 4 minutos no forno o bolo teria ficado mais firme.
Repare o bolo não estando bem firme , desce um pouco no meio o que ao cortar a fatia auda a descer o pudim não saindo uma fatia perfeita mas  de sabor fica bom do mesmo modo.


Outra dica:eu quase perto da uma hora no forno espeto com um esparguete, se a parte de baixo do esparguete ficar humida do pudim e a parte de cima seca do bolo está bom,se a parte de cima ainda vir molhada falta deixar cozer mais um pouco.


Desejo uma boa noite!
Mil bs da Mary

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Espetadas de porco

Eu gosto muito de espetadas de porco, mas como todos sabem não fica assim tão barato como isso
comprar as espetadas já prontas a ir para o grelhador.
Então outro dia tinha visitas, e lembraram-se de fazer espetadas, mas comecei a fazer contas e seria melhor escolher outra coisa, então meu X disse mas eu quero espetadas mas é daquelas que costumas fazer quando estamos no campo, não quero daqueles compradas já feitas.
Pensei: - Hummmm!!!!!!!!! bem  assim fica mais barato, mas será que vão gostar?
Ficou resolvido.
Compramos os ingredientes,as visitas ajudaram a fazer as espetadas,contei alguns segredos para deixar a espetada mais saborosa e no fim foi um divertimento e todos comeram e repetiram,adoraram e claro eu fiquei feliz.
Pois juntei o útil ao agradável.
Útil  é poupar e é sempre agradável agradar aos amigos!
Bem mas vamos á receita.
Só consegui tirar foto a uma rsrsrs foi a que sobrou.
Éramos 7 pessoas  e fizemos 20 espetadas acompanhadas de arroz seco de cenoura e salada de alface e tomate e havia creme de legumes.


ESPETADAS DE PORCO

Ingredientes:

Carne de porco  aos quadrados( usei pá de porco que estava a 1.99€ ao kg)
Toucinho aos quadrados
Pimento verde aos bocados
Cebolas aos bocados
Chouriça ás rodelas
Sal fino
Manteiga
Alhos picadinhos
Um molhinho de salsa
Espetos de madeira para espetadas ( existe em qualquer hiper e custa mais ou menos 0.90€)

Preparação:

Comprei pá de porco com osso pois é a mais barata rsrsrs,tirei o osso deixando alguma carne agarrada temperei com sal e louro e reservei para o pôr no creme de legumes, dá um bom sabor e tudo se aproveita.

A carne cortei-a aos quadrados,o  toucinho cortei-o também aos quadrados, a chouriça ás rodelas,a cebola cortei ao alto (como se fossem gomos de laranja), o pimento aos bocados e pus ali tudo separado em cima da bancada.
Depois fui buscar os espetos de madeira e comecei a fazer as espetadas por esta ordem.

Espeto começo por enfiar um quadrado de carne + 1 quadrado de toucinho + o bocado de pimento + o bocado de cebola + 1 rodela de chouriça e começa do principio,carne,toucinho,pimento cebola,chouriça,carne e continua assim até o fim do espeto mas tenha em atenção que deverá deixar um bocado do espeto no começo e no fim sem nada. E fica bonito começar e acabar com carne .

(ou seja o ingrediente do nome da espetada começar e acabar com ele, por exemplo se fosse espetada de camarão começaria e acabaria com camarão.)
Mas vcs devem estar se perguntando porquê por os ingredientes por essa ordem no espeto, a espetada grelhará de qualquer modo nê?
Sim é verdade grelhará mas por essa ordem fica mais gostoso, eu explico...
DICA:Quando vc põe o toucinho por cima da carne ao ir ao fogo a gordura do toucinho escorre pela carne, depois vc põe o pimento e a cebola e a seguir a chouriça que ao grelhar também deixará sair a sua gordura avermelhada e cairá sobre o pimento e a cebola e claro reparem que a carne fica sempre no entremeio das duas gorduras o toucinho e a chouriça isso ajuda a tempera-la e a amaciar e assim sucessivamente.
Perceberam?
Mas vcs já sabiam nê?
Desculpem lá o testamento.

E pronto depois de eu fazer 20 espetadas dessas, temperei somente com sal fino.
Grelhei-as no fogareiro e ao ir grelhando ia pincelando-as de um lado e outro com um molho que fiz.
Depois de as ter todas grelhadas arrumei-as na travessa e com o molho que sobrou (já estava meio frio levei-o ao microondas no nº 1 só para aquecer) pincelei-as e servi.
Acompanhei de arroz e salada.

Molho:
Num tachinho derreter a manteiga com alhos bem picadinhos, deixar alourar o alho e retirar do fogo,pegar num molhinho de salsa muito bem picadinha e pôr dentro do molho, mexer e está pronto.

Cliquem na foto e veram melhor o aspecto!

Gostaram?
Eu sei é uma receita tão básica que todas sabem fazer,mas mesmo assim resolvi postar.
Boa noite!
Bj

CHAMPARRION



CHAMPARRION

Ingredientes:

1 cerveja fresca
1 litro de vinho tinto fesco
6 colheres de sopa de açúcar branco

Preparação:
põe o vinho num jarro, e a cerveja e o açúcar, mexe tudo bem até ficar com muita espuma em cima,e está pronta a servir bem fresquinho.

LICOR DE WHISKY


LICOR DE WHISKY

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
A mesma medida de whisky
2 colheres de sobremesa de café soluvel (usei nescafé)
1 colher de sobremesa de chocolate instantaneo( usei nesquik)
1 colher de sobremesa de canela

Preparação:

Dissolvi o chocolate, a canela e o café num pouquinho do whisky para não ganhar grumos e só depois adicionei os restantes ingredientes, mexi bem e bati tudo com a varinha mágica.
Depois guardei numa garrafa bem fechada por 2 dias e está pronto a consumir.
Fica uma delícia!

SERVIDOS???????????


Bjs