quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bifanas de cebolada acompanhadas de arroz de lagosta

Hoje cheguei tarde a casa, e sem almoço programado, fui na dispensa, e na arca.
Tinhas umas bifanas congeladas, descongelei no microondas e fui na dispensa arranjar uns ingredientes rápidos.
Em 45 m tinha o almoço feito e ficou optimo.

Bifanas de cebolada

Ingredientes:

500 g de bifanas ( bifes de porco muito fininhos)
Sal a gosto
oleo q.b
1cebola grande
1 copo de cerveja
4 folhas de louro
2 dentes de alho
1emb de sopa de cebola


Preparação:

Numa frigideira puz a cebola cortada ás rodelas finas a alourar num pouco de oleo, adicionei o alho cortado fino e as folhas de louro, quando a cebola já estava loira,adicionei as bifanas temperadas com sal a gosto e a sopa de cebola, mexi e adicionei a cerveja, tapei, deixei cozer uns 10 minutos em lume brando e estava pronto.


Arroz de lagosta


Ingredientes:

Arroz agulha extra longo
Água
Sal a gosto
1 pouco de oleo
1caldo xnorr de marisco
1 creme de lagosta ( também faço com o creme marisco fica igualmente bom)



Preparação:

Não ponho medidas porque faço o arroz sempre a olho conforme a quantidade de pessoas que tenho para a refeição.
Numa panela puz a água a ferver, com o sal e um pouco de oleo, quando ferveu adicionei chavena e meia de arroz (4 pessoas) e o caldo xnorr, tapei e deixei cozer 5 minutos (mas isso depende da marca do arroz, eu gosto de o deixar durinho).
Ficou um arroz  seco.
Noutra panela  fiz o creme de lagosta conforme instruções da emb.
Por fim e já tudo fora do lume adicionei ao arroz o creme de lagosta , mexi muito bem e está pronto. Fica um arroz húmido com um molho grossinho de sabor a lagosta, meu marido não gosta de arroz seco e por ele gosto de enovar. (Se não gostar de muito húmido  usa só metade do creme que fez e pode congelar o restante já feito para proxima vez.)
Servi com as bifanas e uma fresca salada de alface com hortelã.
Espero que tenham gostado da receita e experimentem, nós aqui em casa gostamos muito.
BOM APETITE

Bolo de bolacha com leite condensado cozido




Ingredientes:

2 latas de leite condensado cozido (se não ter leite condensado já cozido pode cozer as latas em panela de pressão, põe as latas, tapa com água,fecha e leva a lume forte.Quando apitar baixa para lume brando e deixa cozer 1 hora,apaga o fogão, deixe a pressão sair por ela, abre , deixa as latas a arrefecer, só as abra quando estarem totalmente frias,quando tenho de cozer o leite condensado,faço o bolo no dia seguinte.)
400 gr de bolacha Maria

Preparação:

Se não ter leite condensado já cozido pode cozer as latas em panela de pressão, põe as latas, tapa com água,fecha e leva a lume forte.Quando apitar baixa para lume brando e deixa cozer 1 hora,apaga o fogão, deixe a pressão sair por ela, abre , deixa as latas a arrefecer, só as abra quando estarem totalmente frias,quando tenho de cozer o leite condensado,faço o bolo no dia seguinte.Mas normalmente uso o leite condensado cozido da nestlé, é mais pratico e rápido.

Para fazer o bolo é muito facil ,abrir os pacotes das bolachas colocar a 1º camada em redondo barrar com o leite condensado cozido,colocar outra camada de bolachas por cimadas mesma, barrar com o leite condensado e sempre assim até acabar os ingredientes, no fim barra o bolo de lado e em cima com o leite. Vai ao frigorífico até servir.
 Fica muito bom!
 BOM APETITE

FÉRIAS























Bruschetta caseira

Onde estive na casa da "vizinha" e ela estava comendo uma Bruschetta,provei, gostei, hoje vim experimentar com os ingredientes que tinha á mão e não é que ficou bommmmmmm!!!!!!!

Bruschetta de Atum

Ingredientes:

1 fatia de pão duro
2 rodelas de cebola
2 rodelas de tomate
Atum ( 1 lata pequena deu para 3 bruschettas)
1 fatia de queijo partida em bocadinhos
Oregons q.b
Azeite q,b




Bruschetta de Chouriça sem tomate

Ingredientes:

1 fatia de pão duro
3 rodelas de cebola
(esta não levou tomate pois meu x não gosta)
5 tiras de chouriça (cortadas ao comprido e fininhas)
1 fatia de queijo partida em bocados
Oregons q.b
Azeite q,b

esta é de chouriça igual á de cima só leva o tomate a mais.

Preparação:

Qualquer uma das bruschettas foi feita assim:
Põe a fatia de pão num tabuleiro de ir ao forno, põe por cima um pouco de azeite, de seguida espalha a cebola,o tomate,a chouriça ou o atum,por cima o queijo,tempera com pouco azeite e oregons, vai a forno médio até a parte de baixo do pão estar tostadinha, e o queijo derreter, eu deixei tostar mais um pouco porque gostamos assim,tudo depende do gosto de cada um.
É rápido de fazer e aproveita-se pão duro .
O nosso almoço foi um prato de caldo verde e 2 bruschettas cada um.
Todos gostaram!
São servidos?
BOM APETITE!!!!!
Sobremesa uma fatia de melancia fresquinha pois está muito quente, só apetece estar dentro de água!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Esparguete cremoso

Ingredientes:

1 frango cortado em bocados pequenos
sal a gosto
louro
2 copos de cerveja
4 dentes de alho
oleo que baste
1 cebola
3 tomates
metade de um pimento
1 colher de sopa de mostarda
Água
250 g de esparguete
1 caldo xnorr de galinha
1 pacote de natas

Preparação:

No dia anterior temperei o frango com sal,louro,alho picado fino e a cerveja,guardei no frigorífico.
Num tacho alourei a cebola num pouco de oleo,adicionei o tomate e o pimento picado fino deixei refogar, adicionei a mostarda, mexi e deixar apurar,passei tudo com a varinha magica. Levei a lume novamente, adicionei o frango e o tempero onde este esteve marinado,deixei ferver, acrescentei água suficiente para cozer depois o esparguete, tapei e deixei cozer a carne. Com a carne praticamente cozida, adicionei o  caldo xnorr e o esparguete, deixei cozer,adicionei as natas , mexi muito bem e deixei apurar uns 3 a 4 minutos. Pronto a servir.
Gostei do sabor e do aveludado do molho que fica cremoso.
Espero que gostem.
A sobremesa foi simplesmente uns delicciosos figos enchares que tinhamos ido apanhar esta tarde numa enorme figueira que minha mãe tem no campo.

BOM APETITE !

Iogurte de Cereais

Ingredientes:

800 ml de leite
1 iogurte natural
1 medida de leite em pó
1 medida de açúcar
1 medida (copo do iogurte) de cereais de chocolate (usei estes da foto)
Preparação:

Puz todos os ingredientes num alguidar,passei tudo com a varinha mágica e coloquei nos copos da iogurteira. Deixei-os12 horas na iogurteira e retirei colocando-os no frigorífico.
 Ficaram uma delícia e dá para fazer com qualquer tipo de cereais conforme o gosto.Os traquinas comeram ao lanche com um bolo de bolacha e leite condensado e repetiram!
BOM APETITE

terça-feira, 26 de julho de 2011

Bolo de bolacha com mousse de chocolate

Tinha muitas bolachas e mousse de chocolate em casa experimentei e ficou muito bom, agora ando imaginando fazer um com gelatinas e bolachas se der certo eu mostro,



Ingredientes:

400g de bolachas maria (mas fui pondo mais bolachas até o fim do mousse)
2 emb de mousse de chocolate instantaneo
1 chavena de leite morno com chocolate Nesquik e um pouco de acúçar

Preparação:

Abri os pacotes das bolachas ,fiz o leite morno com o chocolate e o acúçar, fiz o mousse de chocolate com leite conforme instruções na emb, e levei ao frigorifico.
O ideal seria ter montado o bolo numa bandeja redonda de ir á mesa, mas não tinha á mão fiz mesmo dentro de uma tarteira, afinal o bolo só durou a hora do almoço kkkkkkk.
Fiz o bolo pondo bolachas demolhadas no leite com nesquik morno (cuidado para não estar muito quente pois as bolachas ficam moles de mais e não queremos isso) em redondo, barrei com mousse de chocolate , puz mais bolachas demolhadas a uma a uma no leite, voltei a cobrir com mousse e sempre assim até acabar as bolachas e o mousse, por fim barramos o bolo todo com mousse em cima e dos lados e vai ao frigorifico até servir. è um bolo bom para comer no verão pois ele sabe bem é muito frio, um dia fiz um que puz na arca congeladora 10m antes de servir, parecia um gelado estava fresco e delicioso.
Façam e depois me digam se gostaram, é facil, rapido e fica barato.
BOM APETITE


Massa 3 sabores




Ingredientes:

1 pacote de massa cotovelos
1 frango cortado aos pedaços pequenos
1 emb de delicias do mar
1 frasco de feijão branco cozido
3 tomates bem maduros
metade de um pimento
1 cebola
um molhinho de cebolinho
2 cenouras cortadas aos quadradinhos
1 emb de creme de lagosta (usei da xnorr)
1 caldo xnorr de galinha
água q.b
oleo q.b
sal q.b

Preparação:

Cortei a cebola em pedaços pequenos, puz num tacho a alourar num pouco de oleo,depois de alouraram acrescentei o tomate sem pele e picado fininho,o pimento cortado em pedaços pequenos e o molhinho de cebolinho também picado,deixei fritar tudo. Entretanto numa panela fiz o creme de lagosta conforme as intruções da emb e reservei.Estando o refogado frito adicionei o creme de lagosta,tirei do fogo, passei tudo com a varinha magica e voltei a pôr no fogo até ferver,adicionei o feijão branco cozido,a cenoura, o frango temperado com sal,quando o frango estava meio cozido acrescentei água quente,deixei ferver e cozer mais um pouco o frango.
Com o frango quase cozido adicionei a massa e o caldo xnorr,deixei cozer a massa e veriquei o sal, 4 minutos antes de apagar o fogão adicionei as delicias do mar inteiras.

Usei este creme de lagosta


Cebolinho da minha mini horta



Tomates (cor de rosa)também da minha horta



Esta foi uma mistura de sabores que fiz por iniciativa minha, não vi a receita em lado nenhum,(chamei-a de massa 3 sabores mas se alguém ter ideia melhor para o nome digam-me) fui na dispensa e olhando o que tinha apeteceu-me fazer algo diferente e saiu isto.
Ficou aprovado por todos,tanto o marido, os traquinas e até meus pais gostaram,então vim anotar a receita para eu própria não me esquecer e resolvi partilhar com vcs, espero que gostem.


Mas por falar em horta, tirei umas fotos para vos mostrar a minha mini horta,vivo na cidade, não tenho quintal, mas tenho uma pequena varanda e com a crise instalada por estes lados resolvi poupar nalgumas coisas fazendo a minha horta em vasos!
  E não é que deu certo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Reparem na foto abaixo 3 vasos com tomateiras raça de tomate cor de rosa, é um tomate menos acido (melhor para quem tem problemas de estomago que é o meu caso) e deu muitos tomates, há praticamente 2 meses que não compro tomates e quase todos os dias fazemos saladas.

Reparem nas tomateiras de carregadas de tomates e para vaso, até que são uns tomates grandes. No lado das tomateiras está outro vaso com outra aventura, deram-me umas pevides de cougete grande (tipo abobora) e por graça semeei, nunca pensei quedaria algo, são elas folhas enormes, flor amarela  na foto em cima , na foto de baixo já tinha dado courgete e as folhas estavam a ficar amareladas.

 e vejam que courgete lindo deu mesmo no vaso, e nessa foto ele esta a meio, pois ficou o dobro e o verde claro passou a amarelo. Fez umas sopas deliciosas!!!!


Aqui é o cantinho das minhas ervas aromáticas.
Tenho: mangericão,hortelã pimenta, hortelã,poejos,aneto,cebolinho,estragão,erva cidreira,tomilho,tomilho limão,costumo ter coentros e salsa mas agora não tenho.
No vaso da ponta tem umas folhas grandes, o traquina semeou por brincadeira pevides de melão(diz ele, nós não vimos) e apareceu isso no vaso, como está grande e tão bonito estamos esperando para ver se é mesmo melão( meus pais confirmam ser a folha do melão),vamos aguardar...
 Há e apesar de não ter foto aqui também tenho,uma uma planta de pimenta, também denominada de piripiri ou malagueta ,uma tomateira e 2 pés enormes de couve verde, plantadas num pequeno canteiro á entrada de casa. Sabiam que a tomateira estando ao pé da couve verde as pragas de uma e outra se combatem? eu não acreditava mas por experiencia própria acabei por acreditar e fazer meu marido e pais acreditar,só vendo para crer diziam eles, e viram!
Bom meus queridos visitantes faz-se tardissimo, espero que gostem e comentem este post.Boa noite!
Mil bjs da Mary

domingo, 24 de julho de 2011

Doce 2 Brigadeiros

Ingredientes:

2 latas de leite condensado
2 colheres de sopa de farinha maisena
2 latas de leite meio gordo (use a lata do leite condensado vazia para medir)
2 pacotes de natas bem geladas
200g de chocolate meio amargo picado
200g de chocolate branco picado
chocolate granulado a gosto para decorar
Preparação:
Em uma panela coloque o leite condensado,a farinha maisena dissolvida no leite e leve a lume brando,mexendo sempre até engrossar.Tire do lume e misture as natas geladas.Divida o creme em 2 vasilhas iguais.Com o creme ainda quente,misture o chocolate amargo em uma parte e o chocolate branco na outra,mexendo até derreter.Despeje o creme de chocolate amargo em uma vasilha (de preferência trnsparente e funda) e leve ao frigorifico por 20 minutos,depois cubra com o creme de chocolate branco e polvilhe com o granulado de chocolate para decorar.Leve ao frigorifico mais 20 minutos.


Fica delicioso!
BOM APETITE

sábado, 23 de julho de 2011

Doce de figo


Ingredientes:
1kg de figos bem maduros
1 kg de açúcar
100ml de água
2 paus de canela
casca de 1 limão
Preparação:
Lave e seque muito bem os figos.Corte todos os figos ao meio e ponha numa panela funda, juntamente com todos os restantes ingredientes. Deixe ferver em lume branco durante 1 hora, mexendo de vez emquando. No fim desse tempo passe tudo com a varinha mágica, e deixe mais um pouco ao lume para engrossar mais um pouco até fazer ponto estrada ( quando se passa a colher no fundo o doce divide-se parecendo uma estrada). Escalde frascos e guarde lá o doce. Depois de frio guarde no frigorifico.
Fica uma delícia para barrar, torradas, pão, bolachas e até fazer iogurte com esse doce fica delicioso, já experimentei e todos adoraram.